Formação Portugal
08-11-21

DESIGNAÇÃO DA UFCD: Educação artística – dança

CÓDIGO DA UFCD: 9645

CARGA HORÁRIA: 25 horas

PONTOS DE CRÉDITO: 2.25

Objetivos

Reconhecer a importância da dança para o desenvolvimento global.

Identificar os conceitos básicos da dança.

Identificar diferentes estilos de dança.

Intervir em diferentes universos coreográficos.

Colaborar na organização de situações de prática de atividades de dança.

Conteúdos

Importância da dança para o desenvolvimento global

Dança enquanto forma de conhecimento

Conciencia e dominio do corpo

Expressividade e a intencionalidade do movimento

Comunicação com o outro e com o grupo

Dimensões da educação artística

Fruição/Contemplação

Desenvolvimento dos processos de observação, descrição, análise, síntese e juízo crítico, de uma forma sistemática, organizada e globalizante, através do contacto com diferentes universos coreográficos

Interpretação/Reflexão

Desenvolvimento das capacidades de expressão, comunicação e a apropriação de conhecimentos da linguagem elementar da dança e da sua compreensão no contexto

Experimentação/Criação

Integração progressiva e intencional de materiais, meios, técnicas e conhecimentos através de explorações e atividades expressivas proporcionadoras de ocasiões conducentes à resolução de problemas

Conceitos de dança

Corpo

Espaço

Tempo

Dinâmica

Relações

Improvisação

Composição

Estilos de dança

Clássica

Moderna

Contemporânea

Social

Tradicional

“Danças de Rua”

Atividades de Dança

Organização e planeamento

Desempenho/interpretação (entre outras):

Imitação, através do movimento, de: situações da vida quotidiana, histórias, canções, lengalengas

Imitação (em simultâneo) de movimentos/sequências de movimentos sugeridos pelo professor e/ou colega (s)

Repetição/Reprodução de movimentos/sequências de movimentos sugeridos pelo professor, colega (s) ou outros

Construição/criação (entre outras)

Criação / recriação de movimentos a partir de, temáticas e personagens

Improvisação de sequências de movimentos a partir de estímulos vários

Construção de combinações de movimentos locomotores e não locomotores para expressar a sensibilidade individual face a temas sugeridos pelo professor (imagens, sensações, emoções, histórias, canções, etc.)

Observação/apreciação: (entre outras)

Observação de pequenas danças, em contexto de sala de aula, alternando as funções de intérprete e de observador

Observação e apreciação de diversas formas de dança, em diferentes contextos: físico (teatros, auditórios, museus,) televisivo e cinematográfico (séries, filmes, DVD) e digital (Internet, CDROM)

Expressão / comentário de pequenas peças de dança, utilizando vocabulário específico apreendido