UFCD 9616 - Animação digital 3D - iluminação e texturização
DESIGNAÇÃO DA UFCD: Animação digital 3D - iluminação e texturização
CÓDIGO DA UFCD: 9616
CARGA HORÁRIA: 50 horas
PONTOS DE CRÉDITO: 4.5
Objetivos
Reconhecer os fundamentos teóricos sobre iluminação em computação gráfica e texturização.
Identificar técnicas de iluminação e de texturização em produtos 3D.
Implementar sistemas de iluminação e processos de texturização em produtos 3D.
Conteúdos
Iluminação em computação gráfica
Comportamento da luz e suas caraterísticas
Tipos de luzes em 3D
Point
Area
Spot
Direct
Sombras
Técnicas de iluminação
Três pontos
Key
Fill
Backlight
Skylight
HDRI (High Dynamic Range Imaging)
Global Ilumination, Raytracing e Radiosity
Índice de refração
Efeito da iluminação nos materiais
Specular
Gloss
Prática de iluminação em produtos 3D
Texturização em objetos tridimensionais
Conceito de UVs e sua importância
Projeções e sub-projeções
Processos de UV mapping
Operações de relax, separação e união de ilhas
Aplicação de texturas nos canais de materiais
Tipos de texturas
Diffuse
Normal
Specular
Ambient occlusion
Alpha
Processos de desenvolvimento de texturas
Prática de texturização em produtos 3D
UFCD 9617 - Design de personagens 2D