UFCD 1429 - Gestão técnica e domótica
DESIGNAÇÃO DA UFCD: Gestão técnica e domótica
CÓDIGO DA UFCD: 1429
CARGA HORÁRIA: 50 horas
PONTOS DE CRÉDITO: 4.5
Objetivos
Interpretar e desenvolver projetos da área de gestão técnica centralizada.
Conteúdos
Introdução aos sistemas de GTC e domótica
Familiarização com os objetivos de um investimento num sistema de gestão técnica centralizada e domótica, tendo em conta as vantagens de interligação das várias especialidades controladas e geridas tecnicamente através de um sistema centralizado e o retorno de investimento após a aplicação de programas de otimização das instalações de AVAC, programas de supervisão e comando da rede de energia elétrica e programas de gestão da manutenção, garantindo uma maior fiabilidade aos equipamentos e consequente otimização na condução e exploração do Edifício.
Interpretação das várias áreas técnicas que integram um edifício da nova geração, tais como: sistemas de climatização, de iluminação, de segurança anti-intrusão, de segurança anti-fogo, de centrais de pressurização da rede de incêndio armada, das centrais de bombagem de saneamento, das centrais de pressurização da rede de água potável, dos grupos de emergência, da distribuição de energia em baixa tensão, de extração de monóxido de carbono das garagens, elevadores, telecomunicações, etc. Enquadramento destas especialidades num sistema de gestão técnica centralizado.
Sistemas de numeração, álgebra booleana aplicada, lógicas de programação, protocolos de comunicação, a arquitetura de sistemas e a interligação da Gestão Técnica com os quadros elétricos.
Projecto e Conceção de um Sistema de Gestão Técnica e Domótica
Apresentação de uma instalação tipo, fazer um levantamento de necessidades e, conceber um sistema de gestão centralizada desde o equacionamento de pontos de Hardware e de Software estabelecer por pisos o número de módulos de conversão analógico/digital e digital/analógico, estabelecer redes de comunicação e a ligação aos microprocessadores intermédios e destes aos CPU do sistema.
Interpretação de modo a gerir as várias especialidades através da central de Gestão Técnica com programas específicos para supervisionar o consumo de energia elétrica e compara-la com a potência contratada.
Programação de arranques e paragens de equipamentos e de sistemas.
Exploração da rede atuando ao nível da manobra dos disjuntores, seccionadores e interruptores de média e baixa tensão arranque automático dos grupos de emergência deslastre de determinadas cargas em função do programa de gestão de energia.
Monitorização das situações dos aparelhos em tempo real, racionalização da energia consumida na iluminação em função do aproveitamento dos recursos naturais de luminosidade exterior, controlar e monitorizar os equipamentos de produção de energia térmica dos sistemas de climatização em função dos programas de otimização e do regulamento da qualidade dos sistemas energéticos de climatização em Edifícios.
Execução do controlo sequencial dos procedimentos de controlo remoto em caso de incêndio deteção anti-intrusão, listagens de rotinas de conservação e de manutenção preventiva, arquivo histórico das intervenções de manutenção realizadas, alertas periódicos para intervenções programadas em função do número de horas de funcionamento dos equipamentos, monitorizar o funcionamento das electrobombas das centrais de pressurização, monitorizar os valores de pressão e nível de água nos depósitos e a respetiva contagem do consumo, saber gerir e controlar o tráfego dos elevadores tendo em conta as horas de ponta de saídas e entradas de utentes dos edifícios.
Simulação em equipamentos adequados dos procedimentos de condução, exploração e de aferição dos parametros de controlo dum sistema de gestão técnica, definição de Set-points e de programas de controlo dentro dos exemplos dados na unidade didática anterior.
Especificação das necessidades de controlo, de comando e de conceção para a integração das várias especialidades técnicas ao nível
Trabalhos práticos para este domínio em laboratório