UFCD 8574 - Soldadura MAG/FF em Aço Inoxidável - topo a topo em chapa nas posições PA e PG
DESIGNAÇÃO DA UFCD: Soldadura MAG/FF em Aço Inoxidável - topo a topo em chapa nas posições PA e PG
CÓDIGO DA UFCD: 8574
CARGA HORÁRIA: 50 horas
PONTOS DE CRÉDITO: 4.5
Objetivos
Identificar e caracterizar, os equipamentos utilizados e a sua constituição no processo de soldadura MAG/FF.
Identificar e caracterizar os principais parâmetros de soldadura e sua influência.
Identificar e caracterizar os consumíveis utilizados.
Identificar e caracterizar os procedimentos de soldadura com base nos requisitos de qualidade e cuidados de saúde, higiene e segurança.
Proceder à soldadura MAG/FF em aço inoxidável(135/136) topo a topo de chapas, nas posições PA e PG, com e sem descarnagem, de acordo com as especificações, normas e diretivas EWF/IIW aplicáveis.
Conteúdos
Procedimentos de soldadura MAG/FF em Aço Inoxidável – topo a topo em chapa PA e PG
Técnicas e variáveis de soldadura
Fonte de potência – regulação e controlo
Consumíveis de soldadura utilizados
Demonstração e prática de execução de soldaduras topo a topo de chapas nas posições PA e PG, com as técnicas de mono passe e multipasse em aço inoxidável
Soldadura topo a topo de chapa, com t>8 na posição PA, (processo 135 ss nb e 136 bs com descarnagem) ou (processo 1361 ss nb e 136 bs com descarnagem)
Soldadura topo a topo de chapa, com t>8 na posição PG, processo 135 ss nb
Nota: para Fios fluxados, ss mb é permitido ou o passe de raiz pode ser realizado com fio tubular consumível do tipo “metal cored” (138)
Controlo visual das peças soldadas
Normas e diretivas aplicáveis
UFCD 8575 - Soldadura MAG/FF em aço inoxidável - topo a topo em chapa na posição PF