UFCD 0135 - Design - comunicação e multimédia
DESIGNAÇÃO DA UFCD: Design - comunicação e multimédia
CÓDIGO DA UFCD: 0135
CARGA HORÁRIA: 25 horas
PONTOS DE CRÉDITO: 2.25
Objetivos
Definir elementos gráficos para multimédia.
Reconhecer, interpretar e aplicar os conceitos de design de comunicação.
Conteúdos
Elementos gráficos para multimédia
Multimédia
Definição de design
Definição de design gráfico
Definição de web designer
Definição de multimédia
Conceito de memória descritiva
Conceito e importância de público-alvo
Conceito de logótipo
Bitmap versus vectorial
Processo de comunicação
O Processo cíclico da comunicação
Conceito de comunicação
Modelos comunicacionais
Componentes da comunicação
Processo de comunicação
Fonte-emissor
Receptor
Mensagem
Formulação, codificação e transmissão de mensagem
Canal de comunicação
Mensagem
Repertórios culturais
Fontes de ruído no canal de comunicação
Interferências mediáticas
Recepção, interpretação e descodificação da mensagem
Comunicação mediatizada
Fonte de informação
Destinador – função emotiva
Contexto – função referencial
Mensagem – função poética
Contacto – função fáctica
Código – função metalinguística
Suporte de comunicação
Apreensão da informação
Imagem da comunicação
Saberes culturais
Heranças estéticas
Opções pessoais
Contorno materializado
Sugestão de volume
Justaposição de elementos
Perspectiva
Imagem animada
Imagem total (no computador)
Nível da realidade
Imagem natural
Fotografia a cores
Fotografia a preto e branco
Representação figurativa não realista
Pictogramas
Representação não figurativa
Metodologia processual
Fases de um projecto
Importância de briefing
Influências e condicionantes de um projecto
Fontes de investigação
Primárias
Secundárias
Metodologia projectual
Métodos
Método da divisão
Método com condicionante
Método de Bruno Munari
Paginação
Regras de paginação
Regras de uso da tipografia
Legibilidade dos tipos
Fontes serifadas e não serifadas
Número máximo de fontes
Alinhamentos
Texto em maiúsculas e minúsculas
Tamanho de fontes adequado
Fontes leves e pesadas
Espacejamentos
Entrelinhamento
Comprimento de linhas
Paragrafo
“Viúvas” e “Órfãos”
Realce de elementos no texto
Integridade da fonte
Contraste entre cor e tipo
Relação com os mecanismos de sobrevivência e defesa
Natureza plástica da cor
Fisiologia da cor
Cor versus atenção, iluminação e tempo de visualização
Síntese aditiva e síntese subtractiva
RGB versus CMYK
Multimédia versus Impressão
Circulo cromático
Cores primárias
Cores secundárias
Cores terciárias
Cores complementares
A cor e o meio
Harmonia entre cores
Cores análogas
Cores análogas+opostas
Unificadas por velatura
Estrutura justaposta
Legibilidade
Relação entre cores
Velocidade perceptiva
A cor e o homem
Significado das cores
Conjugações claro/escuro
Contraste sucessivo
Contraste de assimilação
Cores que cintilam
Espaços em branco
Cor e espaço
Cor e formas
Cor e legibilidade
Harmonia Cromática
Conceitos ópticos
Natureza plástica da cor
Olho humano
Fisiologia da luz
Direcção da luz
Pigmento
Efeito avanço das cores quentes
Efeito afastamento das cores frias
Feito centrípeto das cores frias
Efeito centrífugo das cores quentes
Contraste
Contraste sucessivo
Natureza plástica da cor
Relação entre cores
Dimensões da cor
Luminosidade ou valor
Qualidade da tonalidade ou matiz
Pureza ou saturação
Resposta emocional da cor
Acção recíproca das cores
Relações de quantidade
Relações de valor
Relações de complementaridade
Relações de simultaneidade
Percepção do espaço
Efeitos de aproximação
Peso visual da cor
Estrutura do ritmo visual
Formas
Simplicidade estrutural
Pregnância da forma
Princípios de organização preceptiva
Simplicidade de estímulo visual
Ausência de ambiguidade
Legibilidade no campo visual
Conteúdo descritivo e narrativo
Correspondência entre o conteúdo e forma
Linha
Linhas horizontais
Verticais
Oblíquas
Com ângulos
Curvas
Tracejado
Significado da Linha
Formas
Quadrado
Triângulo
Rectângulo
Círculo
Losango
Elipse
Significado das formas
Plano
Tensão
Equilíbrio e Desequilíbrio
Linhas de força
Peso
Figura/fundo
Escala
Perspectiva
Discurso vídeo
Guião de vídeo e áudio
Storyboard
Tipos de planos
Plano conjunto ou geral
Plano médio
Grande plano
(PD/MGP/GPA/GP/PP/PM/PGM/PMG) ângulos de captação de imagens
Ângulo normal
Plongge/Picado
Contra-Plongge/Contra-Picado
Movimentos de Câmara
Panorâmica
Travelling
Zoom
Erros de enquadramento
Proporções
Foco
Design organizacional
Design de navegação
Estrutura de Informação
Navegabilidade
Organização
Interface
Equipa
Metodologias
Métodos
Sistemas de navegação
Estruturas de sites
Escolha de software para execução
Restrições técnicas e humanas
Tamanho dos ficheiros
Formato dos ficheiros
Fundos
Orientação formal
Harmonia
Legibilidade versus capacidade de leitura
Texto+Imagem
Design do interface
Mancha gráfica e campo visual
Hierarquia e proporção
Coerência entre conteúdos
Ergonomia
Leitura no ecrã
Como gerir animações
Como adequar ficheiros de vídeo para on-line
Como adequar ficheiros de som para on-line
Como preparar imagens para on-line
Formatos de ficheiro para www
JPEG
GIF
BMP
EPS
TIFF
Indexed Color
Lab Color
Noções de layout
Originalidade
Construção da mancha
O ritmo
Formato da página
Proporções das margens
Tipos gráficos para textos e títulos
Menu de navegação
Área de informação
Logótipo
Atenção
Elementos de contraste
Espaços vazios
Monotonia
Ponto focal
Contraste
Compreensão
Sequência de elementos
Coerência
Unidade
Funcionalidade
Estrutura de navegação
Animações
Elementos de distracção
Necessidade do feedback experimental, a avaliação