Coimbra Formação Portugal
20-06-16 0 Acessos

A criação do Instituto Superior Bissaya Barreto insere-se num contexto vivamente associado ao forte dinamismo imprimido pelo seu Patrono à área social e, em particular, aos domínios da cultura, da educação e da proteção à infância.

Em Coimbra, Bissaya Barreto (1886-1974) assumiu a iniciativa de criar, em 1936, um grupo de trabalho que se viria a ocupar do Ninho dos Pequenitos e de outras obras de índole congénere. Contudo, perante a constatação de que os conhecimentos médico-sociais orientadores dessa acção se mostravam lacunares, o Professor apoiou a iniciativa de criar, em 1937, a Escola Normal Social de Coimbra (que mais tarde se designaria por Instituto Superior de Serviço Social de Coimbra), dois anos após a criação da Escola de Serviço Social de Lisboa, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento da profissão de Assistente Social.

Por inerência do seu papel político no distrito e assumindo a presidência da Junta de Província da Beira Litoral desde 1927, estava facilitada a passagem do alvará daquela instituição em nome desta Junta, continuando Bissaya Barreto à frente dos seus destinos até 1974. Com o desaparecimento do referido Órgão, o alvará foi transferido para a Assembleia Distrital, o que resultou na desvinculação da instituição ao seu Patrono.

>http://www.isbb.pt


Enviar mensagem


Related ads

Tec. Manutenção Industrial

Formação Financiada em Coimbra: EFA dupla certificação (23 anos ou mais e 9º ano preferencialmente – podem encaminhar 12º ano ,mas condicionalmente): · T. Manutenção Industrial ( Metalurgia e Metalomecânica) Começa este mês Coimbra


Pub

Ação

Status

1331510 vistas

6277 Anúncios

13336 usuários