Coimbra Formação Portugal
17-09-16 0 Acessos

A vida na universidade e na cidade também passa muito pelas tradições e festividades académicas.

A Universidade de Coimbra mantém vivo um conjunto de tradições e práticas simbólicas cujas origens se perdem nos seus sete séculos de história. Estas traduzem-se em diversas cerimónias académicas oficiais (Abertura Solene das Aulas, Tomada de Posse do Reitor, Provas de Doutoramento, Cortejos Académicos da comunidade docente praticados no Pátio das Escolas, entre a Biblioteca Joanina e a Sala dos Capelos, entre outros) com o uso de vestes (traje académico) e símbolos como as insígnias com as diferentes cores de cada faculdade.

A cultura académica estudantil adaptou os cortejos e os trajes académicos e transferi-os para as ruas da cidade. Apesar de serem mais recentes e mais espontâneos não deixam de ser igualmente importantes no imaginário universitário. É o caso dos cortejos da Festa das Latas e da Queima das Fitas.

A Festa das Latas ou “Latada” é a primeira festa académica dos novos estudantes da UC. A Latada ganhou esta designação por serem utilizados objetos metálicos para produzir barulho e ocorre todos os anos em Outubro. A festa é antecedida por atividades desportivas e culturais, como concursos de bandas e campeonatos universitários, que pretendem despertar o espírito de festa nos estudantes e aproximá-los da Academia. As sete Noites de Parque enchem a Praça da Canção com estudantes universitários e não universitários, que vêm de diversas regiões para assistir aos espetáculos que animam as noites da festa.

A Queima das Fitas é a festa dos estudantes finalistas da Universidade de Coimbra e acontece todos os anos no mês de Maio. A festa inicia-se com um ritual em que se queimam fitas coloridas (oito cores diferentes correspondendo às oito faculdades da UC) que representam as fitas que outrora amarravam os livros. A festa dura uma semana com um cortejo, cerimónias (bênção das pastas na Capela de São Miguel, por exemplo), diversos espetáculos na Praça da Canção do Parque Verde, Baile de Gala, entre outros.

Consideram-se ainda parte das tradições estudantis as Serenatas e a Canção de Coimbra, género musical de grande singularidade e especificidade, cujos principais intérpretes são estudantes e antigos estudantes da Universidade de Coimbra.
   
In UC.pt



Enviar mensagem


Related ads

Curso de CAD/CAM - Desenho Assistido por Computador

Curso de CAD/CAM - Desenho Assistido por Computador - Coimbra Tens entre 16 e 25 anos? 9º ano completo? Queres ficar com o 12º ano no Curriculum? INSCREVE-TE JÁ! CURSO FINANCIADO! Informações: Coimbra


Pub

Ação

Status

1331713 vistas

6277 Anúncios

13337 usuários