E-LEARNING Joana Correia
03-11-18 0 Acessos

As crianças/jovens são hoje, mais do que nunca, a pedra angular da nossa sociedade, cada vez mais envelhecida ou em vias de o ser. No entanto, o interesse da sociedade pela proteção da criança/jovem começou a surgir verdadeiramente apenas no século XIX. Desde então, estabeleceu-se que a criança adquire os seus direitos à nascença, nomeadamente o direito a ter acesso à escola, a um desenvolvimento integral e a viver em segurança e em equilíbrio emocional.

Contudo, também sabemos que muitas crianças vivem numa realidade completamente diferente. Estima-se que, dos 7 mil milhões de habitantes no mundo, 2.2 mil milhões sejam crianças/jovens entre os 0 e os 18 anos. Destes, 150 milhões são órfãos que perderam os pais por falta de cuidados de saúde ou violência; 560 milhões vivem abaixo do nível de pobreza absoluta e 10% da população infantil em geral necessita de algum tipo de apoio externo à família.

Nesse sentido, revela-se essencial dotar os profissionais, as famílias e a comunidade em geral de competências para identificar, gerir e, desejavelmente, ultrapassar as problemáticas que podem gerar risco na população infanto-juvenil, com vista à salvaguarda dos direitos das crianças/jovens.

Em congruência com a relevância desta temática, o ReConstruir vai promover um Curso Intensivo "Crianças e Jovens em Risco: Avaliar e Intervir", na modalidade e-learning (totalmente online), com o objetivo geral de promover nos formandos a capacidade de compreender todo o processo de identificação, sinalização e intervenção em situações de risco, assim como as potencialidades e os limites da sua profissão.

De uma forma mais específica, os formandos devem ser capazes de identificar e interpretar a lei de promoção e proteção de crianças e jovens em perigo, assim como a Convenção sobre os Direitos da Criança; perceber a diferença entre o risco e o perigo, assim como identificar e definir fatores de proteção; reconhecer comportamentos e/ou situações de risco; compreender e refletir sobre o papel de cada profissional no processo de intervenção.

Devem ainda conhecer e implementar estratégias e atividades de prevenção dos comportamentos de risco, através do conhecimento de boas práticas em Portugal e no Mundo.

INSCRIÇÕES:


Enviar mensagem


Related ads

Técnico de restaurante e Bar

Técnico de restaurante e Bar E-LEARNING


Pub

Ação

Status

1318319 vistas

6270 Anúncios

13220 usuários